A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou esta terça-feira, dia 17 de março, uma orientação com medidas de prevenção da transmissão em estabelecimentos de atendimento ao público.
De acordo com a orientação, recomenda-se que, além do respeito pelas regras de etiqueta respiratória e medidas sanitárias, os estabelecimentos de atendimento ao público devem elaborar o seu plano de contingência para COVID-19, segundo a orientação 006/2020 da DGS, e pôr em marcha medidas que assegurem a distância entre pessoas nas instalações.
Entre as medidas sugeridas estão a redução para 1/3 da capacidade dos locais destinados à espera dos utilizadores, a garantia de que o atendimento em balcão se faz, pelo menos, a um metro de distância, e a implementação de sinalização, através de marcas e sinalética no chão.
É sugerido ainda, que sejam criadas barreiras físicas entre os colaboradores e os utentes, por forma a evitar “uma aproximação excessiva entre os indivíduos”, e que o contacto direto seja reduzido ao mínimo possível.
A DGS reitera ainda através desta norma que os estabelecimentos “devem ser proativos” na identificação de casos de atendimento prioritário, como idosos, grávidas e crianças menores de dois anos, lembrando que “são as pessoas mais afetadas pela Covid-19” e que por isso os estabelecimentos “devem ter um papel ativo na sua proteção”.
Desta maneira, a Decoração Montra afim de auxiliar o movimento de proteção contra a Covid-19 iniciou sua produção de materiais para sinalização, incluindo autocolantes para chão, paredes e portas de vidro que podem ser adquiridos através do telefone: 927 111 072.
Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2020/03/17/covid-19-estabelecimentos-de-atendimento-ao-publico/